História da cidade de Perdizes

Brasão da cidade de PerdizesNesta página, você perdizense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em meados de 1820, Francisco Pereira Xavier, abastado proprietário local, doou algumas terras e ajudou a construir uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Ao redor da capela começou a crescer um pequeno núcleo populacional que de início era conhecido por Nossa Senhora da Conceição. O povoado passou a distrito pela Lei Provincial nº 2594 de 03/01/1880, confirmada pela Lei nº 2 de 14/09/1891, integrando o município de Araxá. Em 1920, em publicação do Serviço Nacional de Recenseamento, o distrito aparece com o nome de Conceição do Araxá. O atual nome do Município é devido a abundância da ave perdigueiras na região. Contam que, em tempos passados, vinham grupos de caçadores com cães amestrados para abater tais aves. Daí a Região passou a ser conhecida como 'Campos das Perdizes'. A Lei Estadual nº 148 de 17/12/1938 elevou o distrito a categoria de município com o nome atual: Perdizes.

Ferreira, J.P., 1959, Enciclopédia dos Municípios Brasileiros; Arquivo da Agência