História da cidade de Santo Antônio do Rio Abaixo

Brasão da cidade de Santo Antônio do Rio AbaixoNesta página, você santo-antoniense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1695, o bandeirante Borba Gato descobre ouro em Sabará. Em seguida, Borba Gato explora o rio Santo Antônio, no município de Ferros, onde fixa residência (povoado Borba Gato). Com ele, outros desbravadores vieram e foram encontrando em abundância, o ouro aluvião, no rio Santo Antônio. A expedição que fundou a cidade se compunha de bandeirantes portugueses das famílias Duarte e Alvarenga. Os bandeirantes iniciaram a mineração de ouro nas terras da Fazenda Morro Grande, construindo seus casebres, formando, assim, um pequeno povoado. Já no ano 1787, com uma população fixada à margem do rio Santo Antônio, estimada para cima de 400 pessoas, José Ferreira Santiago, dirigiu-se ao rei pedindo licença para levantar uma capela que servisse para ele e seus vizinhos. Seu pedido foi aceito em 10 de março de 1788. Por ter sido construído seguindo as correntes das águas, recebeu a denominação de Santo Antônio do Rio Abaixo.

Santo Antônio do Rio Abaixo (MG). Prefeitura. Disponível em: http://www.santoantoniodorioabaixo.mg.gov.br/informacoes/historia. Acesso em: ago. 2017.