História da cidade de São Pedro do Suaçuí

Brasão da cidade de São Pedro do SuaçuíNesta página, você são-pedrense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Índios Botocudos foram os primeiros habitantes da região Bacia do Suaçuí onde hoje se localiza o município. A primeira notícia que se tem sobre a fundação do povoado foi quando o fazendeiro Belarmino Alves de Oliveira doou 17 alqueires de terra para iniciar a construção do povoado. A fertilidade das terras propícias para a criação de gado e a agricultura, e a doação de terras, trouxeram para o local pessoas com objetivo de comprar ou ocupar terras para estruturar suas fazendas, surgindo daí a formação do povoado. O topônimo originou-se da vontade do fazendeiro Belarmino Alves de Oliveira, que impôs como condição da doação que o povoado recebesse este nome, devido sua devoção a este santo e por causa do rio Suaçuí que banha a cidade.

Prefeitura Municipal. 2009.