História da cidade de Lidianópolis

Brasão da cidade de LidianópolisNesta página, você lidianopolitano ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1929, os irmãos Bráulio e Leovegildo Barbosa Ferraz adquiriram da viúva Landisberg toda a área entre os rios Ivaí e Corumbataí, denominada de fazenda do Ubá, de 84.000 alqueires. Ao assumir o governo, em 1930, Getúlio Vargas promoveu a tomada das terras em poder de grileiros, e a fazenda Ubá, de documentação duvidosa, voltou ao poder do estado. A sociedade territorial de Ubá entrou na justiça para reaver suas terras. Essa demanda só terminou depois de 1945 com a saída de Vargas do poder, sendo vencida pela sociedade Ubá. A partir de 1940, muitos posseiros, que obtinham junto ao estado um protocolo de posse, chegavam, demarcavam uma área e se declaravam donos de tal área. Mas em 1946, os irmãos Barbosa, tendo ganho a questão judicial, imediatamente se mobilizaram para evitar novas invasões, coibindo a entrada de novos posseiros. Com a chegada da família de Lázaro Pedro de Lima, nas margens do rio Ivaí, tendo construído uma balsa para transportar mercadorias, inicia-se colonização, sendo datado o ano de 1939. Em 1950, José Caetano Marques, comprou da sociedade Ubá um lote de terras, planejando ali um povoado, cujo nome seria Lidianópolis, em homenagem a sua mãe Lídia Marques, tendo a primeira casa construída pertencente ao comerciante José Clarimundo Filho para abastecer os proprietários rurais. O segundo loteamento da área urbana foi o Jardim São Francisco Peres.

Lidianópolis (PR). Prefeitura. Disponível em: http://www.lidianopolis.pr.gov.br/historia.php. Acesso em: jun. 2017.