História da cidade de Arroio dos Ratos

Brasão da cidade de Arroio dos RatosNesta página, você ratense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A história de Arroio dos Ratos está ligada à exploração do carvão. Com a descoberta do mineral, em 1853, a cidade iniciou um importante ciclo econômico, permanecendo durante décadas como o principal polo da indústria carbonífera brasileira. Quando da desativação das minas, buscaram-se outras alternativas de crescimento, atingindo o setor agropecuário, o comércio e a indústria. Atualmente, a economia da cidade se baseia principalmente na agricultura, sobretudo na produção de madeira e melancia. O nome curioso do município remete à grande quantidade de uma espécie de roedores que havia no arroio que banha a cidade de um extremo a outro.

ARROIO DOS RATOS (RS). Prefeitura. Disponível em: http://arroiodosratos.rs.gov.br/dados-gerais/. Acesso em: 10 jun. 2017.