História da cidade de Triunfo

Brasão da cidade de TriunfoNesta página, você triunfense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Histórico do município Primitivamente, com o domínio dos índios Patos, só em 1752, surge na região do atual município a primeira sesmaria.  Denominava-se 'Da Piedade' e foi doada pelo Governo a Manuel Gonçalves Meireles, avô do chefe farroupilha Bento Gonçalves da Silva, sob a condição de nela se reservar meia légua em quadro para o 'rocio (antiga roça, que se aproveita para capinar) da povoação de Nossa Senhora do Bom Jesus do Triunfo'. O nome é em homenagem ao santo. O povoado que ali se formou, já em 1754, era elevado à freguesia. Mais tarde, quando Zebalos invadem Rio Grande, muitas famílias açorianas transferem-se para o Triunfo.