História da cidade de Barão

Brasão da cidade de BarãoNesta página, você baronense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Segundo pesquisas do historiador Rubem Neis, o nome do município faz referência ao barão de Holleben, Luiz Henrique von Holleben, nascido em Saxe Mainer, na Alemanha. For­mado em engenharia na Inglaterra, veio ao Brasil e casou-se com Maria da Luz dos Santos na cidade de Curitiba. Em setembro de 1880, o barão acompanhou o engenheiro Carvalho Bor­ges a Conde D?Eu (hoje municípios de Garibaldi e Bento Gonçalves) a fim de, como enge­nheiro responsável pela construção da Rua Buarque de Macedo, dirigir as obras entre Monte­negro e Bento Gonçalves. Ele estabeleceu residência no ponto mais avançado da colonização alemã entre Salvador do Sul e Carlos Barbosa. Na época, o local era pouco habitado e, para identificá-lo, as pessoas diziam: ?vou lá no ba­rão?. O barão Luiz Henrique von Holleben ficou residindo por dois anos no local, transferindo-se depois para a capital Porto Alegre, onde, entre 1882 e 1894, dedicou seu trabalho à linha de bondes Ferro Carril. Existe, porém, uma outra versão: segundo o historiador Campos Neto, no seu livro Montenegro, o nome Barão remete a Francisco Pedro de Abreu, conhecido também como Chico Pedro, o barão do Jacuí. A formação do povo baronense iniciou-se com vinda dos imigrantes alemães e italia­nos, que criaram raízes profundas nesta terra; posteriormente, em menor número, vieram tam­bém os suíços, franceses e holandeses. Hoje, juntam-se a eles bolivianos e portugueses, entre outros, formando uma população diversa que almeja um único objetivo: o engrandecimento e o progresso do município. A construção dos trilhos da via-férrea, que passava ao lado de Barão, contribuiu para o desenvolvimento do local. A construção da ferrovia que ligava Porto Alegre a Caxias do Sul estendeu-se entre 1906 e 1911, e em 1º de dezembro de 1909 foi inaugurada a Estação de Ba­rão. Com o decorrer dos anos, as condições da ferrovia foram se tornando precárias, e o rele­vo, bastante acidentado, dificultava sua manutenção. Em 10 de junho de 1979, a via foi desati­vada.

BARÃO (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.barao.rs.gov.br/site/dados_gerais.php?pag=historia. Acesso em: 10 jun. 2017.