História da cidade de Jaquirana

Brasão da cidade de JaquiranaNesta página, você jaquiranense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A história do Distrito de Jaquirana começa na época do desbravamento e da colonização da serra gaúcha, com a penetração dos colonizadores italianos e alemães em busca do 'ouro branco' e da madeira. Diversos núcleos foram estabelecidos, alguns migraram para as regiões dos vales dos rios, destacando a região das Antas e das Tainhas. Nessa época, as florestas de coníferas, principalmente a araucária, eram abundantes e formavam um imenso tapete verde. No ano de 1900, um grupo reuniu-se para formar um povoado. Compraram meia colônia de sesmaria dos 'Machado' e meia colônia dos 'Fernandes'. Este povoado, no ano de 1916, foi reconhecido como Distrito, pelo então Município de São Francisco de Paula. O nome do município é de origem indígena e significa cigarra cantadeira.

Jaquirana (RS). Prefeitura. 2011. Disponível em: http://www.jaquirana.rs.gov.br. Acesso em: maio 2011.