História da cidade de Timbé do Sul

Brasão da cidade de Timbé do SulNesta página, você timbeense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Timbé do Sul Santa Catarina - SC Histórico OS GAÚCHOS Luiz Gonzaga da Rosa e Scheineider receberam do Governo Imperial uma sesmaria compreendendo a maioria das terras de Timbé do Sul. Em 1915, resolveram lotear suas terras, vendendo-as, em 1917, a imigrantes italianos, deslocados de Nova Veneza / SC. Estes pioneiros italianos, considerados os fundadores do Município, foram: José Marchesini, Pio Damiani, os irmãos Luiz, Ernesto e Ângelo Zanelatto, João e Mansuetto Pelozzatto. Em seguida outros vieram, destacando-se: João Tramontin, Ângelo Dal Pont, Francisco Búrigo, José Sávio e outros. Em 1919, iniciou-se a abertura da estrada de rodagem Araranguá - Rocinha, o que incrementou o desenvolvimento de Timbé do Sul. O primeiro nome do Município foi Corticeiro, posteriormente Rocinha e Timbé do Sul, a partir de 1968. Em 1920, chegou ao Município Carlos Savi que instalou a primeira casa comercial e a primeira serraria. Em 1927, foram construídas a primeira escola e a primeira igreja. Gentílico: timbeense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Timbé, pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-12-1943, subordinado ao município de Araranguá. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Timbé figura no município de Araranguá. Pela lei estadual nº 247, de 30-12-1948, transfere o distrito de Timbé do município de Araranguá para o novo município de Turvo. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Timbé permanece no município de Turvo. Elevado à categoria de município com denominação de Timbé, pela lei estadual nº 1059, de 11-05-1967, desmembrado de Turvo. Sede no antigo distrito de Timbé. Constituído de distrito sede. Instalado em 23-09-1967. Pela lei estadual nº 4098, de 04-12-1967, o município de Timbé passou a denominar-se Timbé do Sul. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município já denominado Timbé do Sul é constituído de distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005. Alteração toponímica distrital Timbé para Timbé do Sul alterado, pela lei estadual nº 4098, de 04-12-1967. Transferência distrital Pela lei estadual nº 247, de 30-12-1948, transfere o distrito de Timbé do município de Araranguá para o de Turvo.

IBGE