História da cidade de São Martinho

Brasão da cidade de São MartinhoNesta página, você são-martinhense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A história começa no ano de 1920, com a chegada de famílias luso-brasileiras que se instalaram no município, mas sabe-se que todo o município já estava sendo povoado por famílias denominadas caboclas. Aos poucos, esses caboclos foram abandonando suas terras ou expulsos de suas propriedades para dar lugar aos novos colonizadores que começavam a chegar a este local. Em meados de 1935, o lugar tornou-se conhecido quando foi concluído o estradão que ligou São Martinho, que era conhecido como Vila Nova da Serra a Boa Vista do Buricá. Os primeiros imigrantes que aportaram a esta terra, eram, na sua maioria de origem germânica e a origem predominante de seus habitantes foi alemã. Sua denominação atual originou-se do Padroeiro São Martinho.

São Martinho (RS). Prefeitura. 2011. Disponível em: http://www.saomartinho.rs.gov.br. Acesso em: maio 2011.