História da cidade de Capivari de Baixo

Brasão da cidade de Capivari de BaixoNesta página, você capivariense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Capivari de Baixo Santa Catarina - SC Histórico: O povoamento da região de Capivari de Baixo iniciou-se no século XVIII com o deslocamento de imigrantes da Colônia de Santo Antônio dos Anjos de Laguna por volta de 1721. Os primeiros imigrantes foram açoiranos, portugueses e italianos. Os primeiros habitantes da região foram os tupis-guaranís mais conhecidos por Carijós. Quanto ao topônimo de ?Capivari de Baixo? existem duas versões: A primeira versão diz: Em época remotas, existia um capim denominado Capim-Vara que na língua Tupi­guarani significa Capim (Mato) e Vara (bicho) dando origem a Capivari, posteriormente transformada em Capivari?. O acréscimo do nome ?de Baixo? ao nome Capivari ocorreu em função de ficar a nascente do rio na localidade de Alto Capivari ocorreu em função de ficar a nascente do rio na localidade de Alto Capivari de São Bonifácio e a parte baixa do rio em Capivari. A segunda versão diz: Capivari é de origem indígena. De acordo com o dicionário Tupi-guarani, de Silveira Bueno, Capivary ? Rio das Capivaras, vocábulo composto de capibara, Capivary e Y, rio. Por sua vez, capivara é a composição de Capi, erva, capim eurara, comedor. Ao rio, os índios denominaram de Capivary e deste originou-se o nome do município. Capivari de Baixo é assim denominado, porque o atual município de Armazém/SC, tinha, desde o primeiro quartel do século XIX, o nome de São Pedro do Capivary, e quando em 1901 foi levado a distrito, recebeu a denominação de Alto Capivary. Até 1941 Capivari era uma região agrícola, até que a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 1945, provocou um aumento considerável na população e, assim, Capivari tornou-se um imenso canteiro de obras com operários bem pagos. Gentílico: capivariense Formação Administrativa: Distrito criado com a denominação de Capivari de Baixo, pela lei nº , de 13-10-1986, subordinado ao município de Tubarão. Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o distrito de Capivari de Baixo figura no município de Tubarão. Elevado à categoria de município com a denominação de Capivari de Baixo, pela lei estadual nº 8556, de 30-03-1992, desmembrado de Tubarão. Sede no antigo distrito de Capivari de Baixo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada em 2003.

IBGE