História da cidade de Morro Grande

Brasão da cidade de Morro GrandeNesta página, você morrograndense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Morro Grande Santa Catarina ? SC Histórico: Os primeiros exploradores das terras de Morro Grande, ao derrubarem as primeiras árvores, para o início das plantações, verificaram que estavam cercados de morros, planaltos e p lanices com terrenos férteis. Foi assim, que devido a esta formação do terreno e a presença dos morros, surgiu propriamente o nome de Morro Grande. Por volta de 1918, os primeiros moradores, tais como: João Biff, Jacinto Biff, Pedro Dal Toé, Primo Daniel, Hérico Daniel e Torquato Feliciano de Bitencourt, com suas famílias se fixaram em Morro Grande. Essas famílias eram provenientes de Morro da Fumaça, Urussanga, Criciúma e Içara. A primeira escola iniciou suas atividades por volta de 1929, tendo como primeira professora, Cesarina Machado Filho. Em 1939, foi construída a primeira capelinha de madeira, onde o povo se reunia para rezar. Em 1952 foi construída uma capela de alvenaria no mesmo local da antiga capelinha. Mais tarde, em 1965 foi inaugurada a igreja atual, sendo que foi escolhida com padroeira, Santa Cruz. Morro Grande foi elevado a categoria de distrito pela lei nº 777 de 01/12/61. Seu primeiro atendente distrital foi o Sr. Líbero Sartor. Devido as necessidades locais, em 1974 foi criada a Escola Básica Ana Machado Dal Toé, com o funcionamento inicial da 5ª série do primeiro grau. Em 1986 foi instalada uma rede telefônica com 20 terminais telefônicos, com DDD 0485. O início do movimento pró-emancipação foi em 1990, sendo que no dia 07/12/90 foi eleita a Comissão Emancipacionista, composta pelos seguintes membros: Presidente: Clélio Daniel Olivo Vice-presidente: Moisés da Silva Marcelo 1º Secretário: Adi Spader 2º Secretário: Paulo Euclair Biff lº Tesoureiro: Danilo Spader 2º Tesoureiro: Antônio Daniel Conselho Fiscal: Clóvis Daniel Olivo, Aladir Manenti, Luís Dal Toé Suplentes: Édio Olivo, Idoclécio Biff Dal Toé e Gracioso Milalnez. A primeira eleição ocorreu no dia 03/10/92 e ouve apenas um candidato à Prefeito e Vice-Prefeito, que resultou da coligação PDS, PFL e PMDB, sendo eles: Prefeito Clélio Daniel Olivo, Vice-Prefeito Ivo Zuchinalli. Concorreram as eleições 18 vereadores, sendo que elegeram os seguintes: Moisés da Silva Marcelo ? PDS, Antônio Daniel ? PDS, Antônio Eloi Brina Piazza ? PDS, José Nelcione Crepaldi ? PMDB, Claudino Mongerot Scarpatti(partido não mencionado), Juventino Macarini ? PMDB, Hilário Crepaldi ? PMDB, Agenor Milanez ? PMDB e, Eloir Perdoná ? PMDB. Os eleitos foram empossados no dia 01/01/93. O legislativo, nesta mesma data reuniu-se e elegeu a mesa que ficou assim composta: Presidente: José Nelcione Péterle Crepaldi Vice-presidente: Juventino Macarini 1º Secretário: Eloir Perdoná 2º Secretário: Agenor Vassoler Milanez.