História da cidade de Águas de Santa Bárbara

Brasão da cidade de Águas de Santa BárbaraNesta página, você santa-barbarense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

As terras do antigo Distrito de São Domingos, no território de Botucatu, criado em 1858, e transferido para o Município de Lençóis em 1868, para as margens do rio Pardo, foram doadas por diversos moradores, dentre eles o Capitão Apiaí (Pedro Dias), considerado um dos fundadores de Santa Bárbara do Rio Pardo. O novo povoado foi chamado Santa Bárbara, em função da Padroeira, cuja imagem foi trazida de Minas Gerais pelos primeiros moradores, as famílias Dias Batistas e Marques do Vale e, mais tarde, Santa Bárbara do Rio Pardo, devido à sua localização. Em 1978, foi alterada a denominação do Município para Águas de Santa Bárbara. Reconhecida a alcalinidade de suas águas radioativas,foi enquadrada como Estância Hidromineral.

Águas de Santa Bárbara (SP). Prefeitura. 2011. Disponível em: http://www.aguasdesantabarbara.sp.gov.br. Acesso em: jul. 2011.