História da cidade de Cerqueira César

Brasão da cidade de Cerqueira CésarNesta página, você cerqueirense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Cerqueira Cesar São Paulo - SP Histórico Nas terras doadas por José Joaquim Esteves e Porfírio Dias Batista, a Estrada de Ferro Sorocabana construiu, em 1898, uma estação que constituía, naquela época, o ponto terminal de sua rede. O estacionamento dos trilhos da ferrovia por mais de seis anos nessa localidade, favoreceu a fixação de sertanistas e forasteiros, às margens da estrada, concorrendo para a formação do povoado. Nessa época, Joaquim Esteves construiu a primeira hospedaria, encarregando Juvenal Gomes Coimbra de sua direção. Junto ao Estabelecimento delineou-se acentuada povoação, justificando a criação de um distrito policial. Foi elevado a Distrito de Paz, em 1899, com o nome de Cerqueira Cesar, em homenagem ao Vice-Presidente do Estado de São Paulo, José Alves de Cerqueira Cesar (gestão de 1892). O nome foi mantido quando passou a Município, em 1918. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Cerqueira Cesar, pela lei estadual nº 615, de 06-12- 1899, subordinado ao município de Avaré. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Cerqueira Cesar figura no município de Avaré. Elevado à condição de cidade com a denominação de Cerqueira César, pela lei estadual nº 1038, de 19-12-1906. Elevado à categoria de município com a denominação de Cerqueira Cesar, pela lei estadual nº 1556, de 10-10-1917, desmembrado do município de Avaré. Sede no antigo distrito de Cerqueira César. Constituído do distrito sede. Instalado em 17-03-1918. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município permanece constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.