História da cidade de Álvares Machado

Brasão da cidade de Álvares MachadoNesta página, você machadense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 19 de março de 1916, aportou na região, procedente da cidade mineira de Alfenas, o brasileiro Manoel Francisco de Oliveira. A primeira noite ele passou sob uma figueira, cujo local mais tarde passou a ser conhecido como 'Brejão', o núcleo inicial do futuro município de Álvares Machado. Com a vinda dos trilhos da Estação da Estrada de Ferro Sorocabana, em 1919, outros colonizadores aqui se estabeleceram. No ano de 1921, Manoel Francisco de Oliveira iniciou um loteamento dando-lhe o nome de Patrimônio São Luiz. No mesmo ano, o Governo do Estado de São Paulo mudou a designação da Estação da Estrada de Ferro Brejão para Álvares Machado, em homenagem ao cientista político do Império, Francisco Álvares Machado e Vasconcelos. A procura de novas terras para agricultura e a facilidade de transporte para os centros consumidores, foram elementos preponderantes no desenvolvimento local, possibilitando seu rápido povoamento.

Álvares Machado (SP). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.alvaresmachado.sp.gov.br/arquivos_/historia.pdf. Acesso em: jul. 2017.