História da cidade de Buritizal

Brasão da cidade de BuritizalNesta página, você buritinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Buritizal São Paulo - SP Histórico A origem do seu nome advém da palmeira ?buriti?que é abundante nas margens do córrego Buritis, onde está localizada a cidade. Por volta de 1850, vindos de Franca-SP, Sacramento e Jacutinga, Minas Gerais, surgiram os primeiros povoadores, iniciando a criação de gado, o plantio de algodão, arroz e, mais tarde, a extração de lenha, diversificando para o plantio de café e demais produtos da lavoura. Em 1873, foi fundada a Vila dos Buritis, por Manoel Dias Ferreira, José Ignácio dos Santos Filho, João Damasio Ramos, Miguel Dias Cardoso e sua mulher Maria Perpétua da lua. O Distrito de Paz de Buritis foi criado em 1897 e destacaram-se na sua criação: José Honório de Campos, Pedro Ignácio dos Santos, José Antônio Vieira, Antônio Fernandes Pinheiro, José Fernandes Pinheiro, Clementino Mendes Pinheiro, José Martins de Andrade, Antônio Faustino Marques e outros. Em 1944, foi ter o nome de Buritis para Buritizal. Gentílico: buritinense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Buritís, pela lei estadual no 515, de 28-11-1897, subordinado ao município de Igarapava. Em divisão referente ao ano de 1911, o distrito figura no município de Igarapava com a denominação de Patrocínio de Buritis. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito figura no município de Igarapava com a denominação anterior Buritis. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944, o distrito de Buritís passou a denominar-se Buritizal. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município de Buritizal (ex-Buritis) figura no município de Igarapava. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950. Elevado a categoria de município com a denominação de Buritizal, pela lei estadual nº 2456, de 30-12-1953, desmembrado de Igarapava. Sede no antigo distrito de Buritizal. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1955. Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alterações toponímicas distritais Buritís para Patrocínio de Buritis alterado, em 1911.Buritís para Biritizal alterado, pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944.

IBGE