História da cidade de São Roque

Brasão da cidade de São RoqueNesta página, você são-roquense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A cidade foi fundada em 16 de Agosto de 1657 pelo nobre capitão paulista Pedro Vaz de Barros, conhecido também como Vaz Guaçu, o grande. A cidade recebeu o nome São Roque devido a devoção de seu fundador por este santo. Atraído pela região, estabeleceu-se com sua família e com 1200 índios, em média, às margens dos ribeirões Carambeí e Aracaí, começando assim, a cultivar trigo e uva. Mais tarde, imigrantes italianos e portugueses cobriram as encostas dos morros com vinhedos, instalaram suas adegas e transformaram São Roque na famosa 'terra do vinho'. Em 1681, Fernão Paes de Barros, irmão do fundador, constrói a Casa Grande e a Capela de Santo Antonio, em taipa de pilão, vindo esta a servir como parada e pousada dos bandeirantes, que desciam o Rio Tietê em busca de ouro e esmeraldas. Em 1832, São Roque foi elevada à condição de vila e, em 1864, à categoria de município.

São Roque (SP). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.saoroque.sp.gov.br/portal/cidade/20/Hist%C3%B3ria. Acesso em: ago. 2015.