História da cidade de Girau do Ponciano

Brasão da cidade de Girau do PoncianoNesta página, você girauense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Girau do Ponciano Alagoas - AL Histórico O povoamento se deve a um caçador de nome Ponciano que, acompanhado de dois companheiros, instalou um girau para suas caçadas, aproveitando a caça abundante. Assim , se fundou a primeira propriedade. Anos depois, dona Cidade Rodrigues e seus filhos, Manoel e Antônio, implantaram nova propriedade. Trouxeram muito movimento para a região, dada a fertilidade de suas terras. Foi rápido o progresso de Belo Horizonte, primeiro nome do lugarejo que, com justiça, recebeu, a denominação de Ponciano. Gentílico : girauense Formação Administrativa Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Traipú, o distrito de Belo Horizonte. Pelo decreto-lei estadual nº 2909, de 30-12-1943, o distrito de Belo Horizonte passou a denominar-se Ponciano. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Ponciano ex-Belo Horizonte, figura no município de Traipú. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955. Elevado à categoria de município com a denominação Girau do Ponciano, pela lei estadual nº 2101, de 15-07-1958, desmembrado de Traipú. Sede no atual distrito de Girau Ponciano ex-Ponciano. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959. Em divisão territorial datada em 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alterações toponímicas distritais Belo Horizonte para Pociano alterado, pelo decreto-lei estadual nº 2909, de 30-12-1943. Ponciano para Girau do Ponciano alterado, pela lei estadual nº 2101, de 15-07-1958.

IBGE