História da cidade de Boca do Acre

Brasão da cidade de Boca do AcreNesta página, você bocacrense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

As terras que constituíam o município de Boca do Acre eram habitadas pelos índios Capanas e Aripuanãs. Em 3 de fevereiro de 1878, ancorou nas proximidades da confluência dos rios Acre com rio Purus o navio Anajás, da Companhia de Navegação do Rio Amazonas, sob o comando do piloto Carepa, tendo como chefe da expedição o Comendador João Gabriel de Carvalho e Melo, que já havia adquirido fortuna explorando borracha, vindo explorar também, as terras do município de Boca do Acre. Ele e seus companheiros instalaram-se em diversos pontos do território que hoje constitui o município Boca do Acre. Onde se acha situada a cidade, instalou-se Alexandre de Oliveira Lima, cognominado o Barão de Boca do Acre. Na vila de Floriano Peixoto (ex-Antimari) que foi primitivamente a sede do município, instalaram-se Antônio Escolástico e Firmino Alves dos Santos.

Biblioteca Virtual do Amazonas. 2012. Disponível em: www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municipios. Acesso em: mar. 2012.