História da cidade de Manicoré

Brasão da cidade de ManicoréNesta página, você manicoreense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1637 vem à região a expedição de Pedro Teixeira. Em 1716 as autoridades do Grão-Pará enviam ao rio Madeira uma escolta comandada pelo capitão João de Barros e Guerra, com a finalidade de punir os selvagens. Em 1797 funda-se a povoação do Crato, a mando do governador do Grão-Pará e tendo em vista facilitar as transações comerciais do Pará com Mato Grosso e Goiás. Em 1802 a povoação é transferida para um sítio entre os rios Baetas e Arraias. Em 1858 é criada a freguesia de São João Batista do Crato. Em 06.07.1868, pela Lei nº. 177, a sede da freguesia é transferida para o povoado de Manicoré, passando a denominar-se Nossa Senhora das Dores de Manicoré. Em 1877 Manicoré é elevada à categoria de vila. Em 1877, é criado o termo judiciário. Em 1896 Manicoré recebe foros de cidade.

Manicoré (AM). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.manicore.am.gov.br/o-municipio/historia/. Acesso em: jan. 2016.