História da cidade de Alvorada de Minas

Brasão da cidade de Alvorada de MinasNesta página, você alvoradense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Alvorada de Minas Minas Gerais - MG Histórico A região do Ivitiruí, ou Serro-Frio, atual micro-região da Bacia do Suaçuí, onde se localiza o Município de Alvorada de Minas, teve como primitivos habitantes os índios da tribo dos botocudos e outros. A mineração trouxe os bandeirantes à procura de ouro e pedras preciosas surgindo a povoação originária da atual Cidade. O lugar surgiu às margens do rio do Peixe, tendo como padroeiro, Santo Antônio, origem do primeiro nome, Santo Antônio do Rio do Peixe. A fama da riqueza aurífera atraiu novos moradores que, depois, voltaram sua atenção ás lavouras e criação de gado, desenvolvendo-se a povoação. O topônimo, Alvorada de Minas, surgiu da sugestão de dois lutadores pela emancipação política do lugar que alegavam ser esta conquista um 'alvorecer', um 'despontar', um 'amanhecer'. Gentílico: alvoradino Formação Adminstrativa Distrito criado com a denominação de Santo Antônio do Rio do Peixe, pela lei provincial nº 209, de 07-04-1891, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Serro. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Santo Antônio do Rio do Peixe figura no município de Serro. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Santo Antônio do Rio do Peixe permanece no município de Serro. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Alvorada de Minas ex-Santo Antônio do Rio do Peixe, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Serro. Sede no atual distrito de Alvorada de Minas ex-Santo Antônio do Rio do Peixe. Constituído de 3 distritos: Alvorada de Minas, Deputado Augusto Clementino e Itapanhoacanga ex-São José de Itapanhoacanga, todos desmembrados de Serro. Instalado em 01-03-1963. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Alvorada de Minas, Deputado Augusto Clementino e Itapanhocanga. Por resolução nº 30, de 27-10-1966, o distrito de Deputado Augusto Clementino deixa de pertencer ao município de Alvorada de Minas para ser anexado ao de Serro. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Alvorada e Itapanhoacanga. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração toponímica distrital Santo Antônio do Rio do Peixe para Alvorada de Minas alterado, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962.

IBGE