História da cidade de Presidente Kubitschek

Brasão da cidade de Presidente KubitschekNesta página, você kubitschekense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Não se sabe ao certo, quais foram os primeiros habitantes de Presidente Kubitschek, mas sabe-se que na época do Brasil Colônia os escravos Africanos mineravam em nossos rios e campos, sabendo-se também que neste município moravam índios, os quais deram à localidade o nome de Ocapoã e depois Ivituruí. Nos tempos remotos, os tropeiros faziam suas viagens, vindos da Região da Mata (Serro, Sabinópolis, Guanhães, Rio Vermelho, etc.), transportavam as mercadorias, assim como: toucinho, carne, cereais, indo até Curvelo, Estação do Barão de Guaicuí e demais localidades. Esses tropeiros mercadores, aqui faziam pouso. Como era mais comum descançar em um lugar alto denominado Capoeira Grande, deram-no o nome de Pouso Alto. Pouso Alto passou a ser distrito de Diamantina por Lei n° 1295 de 30/10/1866 e elevado à Paroquia por Lei n° 442 de 28/12/1887. Mas em Minas Gerais havia uma cidade com esse mesmo nome, e então mudaram para Tijucal por Lei n° 843 de 07/09/1923. Emancipação O distrito começou a crescer e se evoluir, o povo sentiu a necessidade de ser independente, surgindo assim a idéia de emancipação. Muitas pessoas contribuíram. Dentre eles destacamos: Dr. Valdir de Avila, Dep. Dr. Sady da Cunha, João Nunes de Souza. Juntamente com a idéia de emancipação surgiu também a idéia de mudança de nome de Tijucal para Presidente Kubitschek, em homenagem a Juscelino Kubitschek de Oliveira.

PRESIDENTE KUBITSCHEK (MG). Prefeitura. E-mail intitulado ?Mudança de gentílico e história de cidade?, de 11 de outubro de 2019, enviado por Rayana Dias Fernandes - Dir. Adj. Secretaria de Meio Ambiente. Apresenta histórico do município de Presidente Kubitschek.